sexta-feira, 27 de abril de 2012

Visita à Empresa de cervejas da Madeira


   No dia 12 de abril, as turmas do 1º ciclo de EB1/PE Dr. Clemente Tavares, visitaram a Empresa de cervejas da Madeira, uma das mais importantes da nossa ilha.
   Fomos recebidos pela senhora Eloísa que nos guiou durante a visita.        
   Em primeiro lugar, pudemos ver o bloco silar, que são as matérias-primas, que depois da fermentação, dão origem à cervejas coral.
  Mais à frente, observamos a sala de controlo, onde estão vários computadores que controlam tudo o que lá se passa: as cubas de fermentação, o bloco silar, a sala de fabrico, o sistema de alarmes e o sistema de limpeza.
   Na sala de fabrico, que era muito quente e tinha um cheiro muito intenso da cevada, é feito o mosto. O dreche separa a parte líquida da parte sólida da cerveja. Posteriormente é adicionado o lúpudo à mistura, que é o que dá o sabor amargo à cerveja. E há novamente uma separação entre o líquido e o sólido. O mosto é então arrefecido com água fria e é adicionada a levadura. Este processo de fermentação demora duas a três semanas.
   A Empresa também se preocupa com o ambiente, os restos do dreche são aproveitados para ração animal e a água vai para o ETAR, servindo depois para a rega.
  Na parte superior do prédio estava o laboratório onde são preparados os xaropes para o fabrico dos sumos e refrigerantes. Na parte de baixo vimos a sala de enchimento, com 5 linhas de enchimento das garrafas: a linha 1 eram as garrafas sem retorno, a linha 2 eram as garrafas reutilizáveis, a linha três eram as garrafas pet e as linhas 4 e 5 os barris e tanquetas. Achamos muito engraçada a linha 1 porque são postos na máquina pequenos frascos de plásticos (pré-formas) que depois se transformam as garrafas e em garrafões.
   No final da visita, a senhora foi muito simpática e ofereceu um grande copo de sumo a cada um de nós e até pudemos escolher o sabor! Também nos deu um marcador muito engraçado.
   A visita foi interessante e aprendemos muitas coisas novas.


Sem comentários: